Vocalização



EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS:

 --> Permaneça com seus pés confortavelmente dissociados dos seus ombros, que apontam para cima; os braços e as mãos soltas ao lado do corpo. Concentre-se em sim mesmo, confira a sua postura. Inspire pelo nariz o mais demoradamente possível e expire todo o ar também devagar e silenciosamente. Quando sentir-se vazio de ar, tussa e mostre para você mesmo que ainda possui reservas de ar escondidas. Tente tocar o solo com a ponta dos dedos, curve os joelhos se necessário. Segure sua respiração por alguns segundos.

--> Conforme você respira, silenciosamente, pelo nariz, você, gradativamente, torna-se ereto. Estenda os braços como asas, erguendo-as calma e suavemente, até equilibrá-los horizontalmente.

--> Assim que você completar o movimento e a inspiração, coloque as mãos juntas acima da cabeça (como se estivesse em oração). Lembre-se que as mãos postas devem estar acima do topo de sua cabeça. Segure a inspiração.

--> Quando você estiver preparado, silenciosamente, expire pela boca, e abaixe os seus braços, reta e vagarosamente, até que estejam abaixo da horizontal. Rapidamente solte o ar que sobrou em um suspiro forte e permita que a parte superior do seu corpo caia pesadamente , curve o quadril para a frente, deixando a cabeça pendente. Conscientemente libere todo o ar "usado", de que você não mais precisa. Relaxe por algum tempo e repita o exercício desde o início. 

RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA:

--> Como respiramos normalmente:
Por natureza, inspiramos pelo nariz e expiramos pela boca, utilizando os pulmões. Como resultado, a maioria das pessoas respira muito raso, usando somente os ombros/clavículas e a caixa das costelas para inflar e exalar.

-->  Na respiração diafragmática:
O ar também entra pelo nariz e sai pela boca, porém fica uma parte de ar retida na porção inferior dos pulmões (cerca de 30%), parte esta geralmente não utilizada, pois a musculatura diafragmática os comprime, fazendo com que essa pequena área não seja aproveitada.

Exercícios:
1) Alongue-se e inspire forçando a barriga para frente, de modo que haja mais espaço para os pulmões inflarem.
2) Expire pela boca murchando a barriga em direção a coluna, fazendo com que os pulmões se esvaziem por completo. 

AQUECIMENTO VOCAL:

O aquecimento vocal deve ser feito antes de cantar. Exercícios respiratórios também podem ser feitos e ajudam muito no controle da respiração. Realize os exercícios abaixo lembrando-se de manter a respiração diafragmática.

1) Relaxamento:
- Circular a cabeça para a Direita e para a esquerda
- Circular a cabeça para os lados, para cima e para baixo
- Fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto
- Articular A/E/I/O/U, forçando o diafragma e anasalando as expressões
Obs. De forma suave, com baixa intensidade.
ME - TRÚ - VÊ - JÊ - QUE - GUE - ZÊ - BRÊ

2) Sibilação:
- Execute estas sílabas:
Zi - Si - Fi - Chi - Vi - Gui - Qui - Z - S - F - C - V
- Para articulação dos RR:
Bar - Mur - Per - Vur - Der - Xar - Cor -Ter - Quer - Dru - Cro - Vri - Fra - Tre - Terê - Fará - Viri - Coro - Duru.

3) Limpeza das cordas vocais e Fono-Articulação:

"O mameluco maluco e melancólico meditava e a megera megalocéfala macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca, minguadas e míseras miavam na moagem, mas mitigavam mais e mais as meninas”.
Para leitura lenta:
"E há nevoentos desencantos dos encantos dos pensamentos nos santos lentos dos recantos bentos, dos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lentos tantos que encantam os atentos ventos."

4) Técnicas para os lábios
Esse exercício é feito com a vibração dos lábios. Para isso, deve-se levar os lábios à frente, elevando o diafragma, para que este sirva de apoio na execução do exercício. Os lábios devem ficar completamente relaxados, para que a passagem de ar entre eles faça-os vibrar. O resultado desta vibração, lembra a pronúncia conjunta das letras BR e poderíamos compará-lo a uma imitação do ronco do motor de uma moto.

5) Técnica da língua
Esta técnica é realizada com a vibração da língua, lembrando uma pronúncia exagerada da letra R. Para a execução desta técnica, também deve-se elevar o diafragma fazendo com que este proporcione um bom apoio. O som deste exercício nos faz lembrar uma hélice de helicóptero em movimento. Procure passear com estas técnicas por regiões graves e agudas de sua voz.

6) Técnicas com a letra M
Este exercício é feito para que, a princípio, a pessoa sinta a vibração da letra M internamente e, sobretudo, sinta esta ressonância na região das bochechas (caixa de ressonância da voz).
Para se produzir este M interno corretamente, deve-se cerrar os lábios e imaginar um espaço dentro da boca suficiente para caber uma bola de ping-pong. A ponta da língua deve estar em contato com os dentes frontais superiores e o som do exercício lembra a pronúncia do nº 1, porém prolongado e com a boca fechada.
É preciso tomar cuidado para que a vibração do som não se torne nasal, pois após um tempo de sustentação deste som, com o apoio da elevação do diafragma, a boca se abre lentamente na pronúncia da sílaba MO, prolongando-se o O.
Para uma boa execução deste exercício, faça um prolongamento de quatro tempos, marcados pausadamente, para a sustentação do M interno e mais quatro tempos para a sustentação da letra O.


TRABALHANDO O TIMBRE DA VOZ:

Primeiro trabalharemos os tons graves que conseguimos emitir através da voz. Quando reproduzirmos estes tons, o som é interno e conseqüentemente torna-se mais baixo.
Utilizando um instrumento de percussão (ou um CD com gravações de notas musicais), posicione a nota DÓ maior e acompanhe com a voz com um longo DÓOOOO. Em seguida, aumente sucessivamente as notas de toda a escala simples, mantendo a voz grave.
Enquanto mantém a voz no DÓ, calcule quanto tempo é capaz de reproduzi-lo com uma única inspiração. Utilize um cronômetro.
Repita esta operação com os sons medianos, isto é, sua própria voz. Os sons médios são mais naturais, estão entre os tons graves e os agudos. Nas pautas musicais são representados pela clave de sol, a mesma utilizada nas pautas de violão, teclado, flauta doce, etc...
Mais uma vez, repita escala só que agora com os tons agudos. Este tipo de tom é exterior, por isso costuma ser bem mais alto que os sons graves. Segure um prolongado MI no agudo e cronometre.
Exercite os tons graves e agudos repetindo-os alternados em fusas vocais, utilizando a pronuncia das letra U e I.
DESAQUECIMENTO VOCAL

Procure fazer após cantar, a fim de voltar a sua voz normal. Fale em tom suave estas silabas:
RA, RE, RI, RO, RU.
 TA, TA, TA, TA, TA (4X)
Depois com os lábios fechados:
UM, RU, SU, LU (3X)
Ao mesmo tempo em que repete as silabas, gire o pescoço para a direita e para a esquerda.
Faça exercícios respiratórios inspirando e expirando pelo nariz, sem usar a respiração diafragmática, até a respiração pulmonar voltar ao normal.